Síntese de P2P por oxidação de alfa-metil-estireno com Oxone (Peroxomonosulfato de potássio) (escala de 1kg)

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
280
O peroximonossulfatode potássio, KHSO5, é o di-sulfatoe tem de ser convertido em monossulfato para funcionar. Mas se utilizar o di-sulfato, o peroxissulfato de sódio é a melhor escolha, uma vez que tem uma solubilidade muito maior e permite reduzir o volume do solvente. AFAIK os üperoxi-di-sulfatos são hidrolisados para os monossulfatos a temperaturas >55°C.
O ácido de Caros, também conhecido como solução de Piranha, feito de H2O2 a 50% e H2SO4 a >70%, também pode ser utilizado, pois é o ácido correspondente ao monossulfato de peróxido.

View previous replies…

lalalander

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
22
Calculamos a quantidade de ácido de Caro a utilizar em relação ao poder oxidante do Oxone, ou há outras variáveis a ter em conta?

should

Don't buy from me
Member
Language
🇬🇧
Reaction score
0
Olá, qual é a quantidade aproximada de solução mista necessária?

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
280
Também o H2SO4 a 50% converte o persulfato de sódio ou de potássio em ácido persulfúrico o que é o ácido de Caros.
Um mol de Oxone tem 630 g e contém dois equivalentes de oxidação. Um mol de ácido de Caros tem um equivalente de oxidação.
Tal como acontece com todos os compostos, é uma boa ideia adicionar algo que impeça a decomposição, por exemplo, o oxigénio que borbulha em vão. O ácido oxálico, o estanato de sódio e o EDDTA podem ser utilizados, mas o melhor é combiná-los. Apenas são necessárias pequenas quantidades, digamos uma colher de chá para 2 litros de reação? Deve ser suficiente.