Não imagina como estou feliz por ter conseguido fazer isto, sem ter NENHUM conhecimento científico - para além da química básica do liceu (à qual não prestei NENHUMA ATENÇÃO e pertencia ao grupo dos "miúdos burros" - não era possível que não estivéssemos interessados!) E, mais relevante, a informação de ter feito muitas extracções de casca de árvore, MAS descobri que tinha de pensar nelas como sendo completamente diferentes e mesmo nas partes em que, no início, pensei que podia comparar, na verdade não podia - A coisa mais próxima da extração é o segundo último passo em que a síntese me dizia para simplesmente evaporar todo o hexano, mas eu alterei-o para fazer uma precipitação por congelação, pois sabia que era um hidrocarboneto, sabia que a nafta é um monte de hidrocarbonetos não específicos diferentes e juntei 2+2.
Para mim, era realmente mais fácil saber que se trata de um processo TOTALMENTE distinto...
Se eu voltasse atrás no tempo - ou se estiveres a ler isto a pensar que será mais barato montar um laboratório inteiro e sintetizar DMT de raiz para vender - ou mesmo para ingerir, posso garantir-te que não é. Como sempre disse, não é por isso que estou a fazer isto... é uma busca pessoal de conhecimento.
Imagino também que a maior parte das pessoas que tentam fazer isto estão a fazê-lo nos tempos livres, talvez num laboratório em que trabalham ou são estudantes de química ou mesmo pós-graduados e estão a fazer um pequeno "trabalho" extra à parte - ISSO pode ser mais barato, mas começar do zero? Não... não se incomode, pelo menos para uma primeira síntese.
Se me tivesse dado ao trabalho de comparar as estruturas do DMT com algo como a mescalina - provavelmente teria visto que a mescalina é uma molécula mais simples, algumas das anfetaminas psicadélicas também seriam interessantes - e é por isso que estou hesitante em usar a pequena quantidade de nitroetano que tenho, fazendo r-anfetamina padrão.
De qualquer modo, tenciono tentar isto numa escala maior, mas quero ver se consigo tirar mais do óleo original do passo anterior a este...
Não é uma química tão elegante como a da via do indol, diria eu, mas é muito mais fácil e gostaria de saber se o facto de o fazer com STAB, obviamente em condições ácidas, facilitaria a cristalização no final, porque essa parte tem sido uma dor de cabeça ABSOLUTA!
Mas não ter um exsicador de laboratório adequado provavelmente atrasou-me um pouco, assim como não saber a diferença entre um exsicador de vácuo e uma câmara de vácuo! Por isso, fiz um pouco de confusão na última parte, não fazendo um vácuo tão forte como gostaria, MAS sentando-o em cima da minha lareira a 50c.... funcionou e, como podem ver esta manhã, fiquei FINALMENTE com a substância cerosa raspável no fundo e os cristais que se formaram no congelador à volta da borda.
Para a próxima vez, tentaria utilizar um prato de cristalização em vez de um copo e certificar-me-ia de que também o faria a partir de um banho de óleo quente, para abrandar o processo de arrefecimento tanto quanto possível.
Ah, e mais heptano! Utilizei n-heptano porque foi tudo o que consegui encontrar, mas aprendendo mais sobre o heptano hoje consigo perceber porque é que algumas outras sínteses que vi desta natureza utilizam o 1,2-hexano, que é na realidade um tipo de heptano.
Gah -
é mesmo assim, quanto mais aprendo, menos pareço saber!!!