Pela minha parte, contribuo com o que sei nestes domínios. No que diz respeito ao transporte aéreo, utilizam-no para quantidades muito pequenas, no máximo 10 kg, e é também um pesadelo logístico, com muitas variáveis, cães alfandegários e a mesma pessoa que é responsável.
Agora, com os aviões de carga, há casos específicos em aviões de carga que, depois de passarem os controlos e depois de passarem todos os controlos, tendo pessoas no aeroporto e na companhia, podem ter uma inspeção pela própria segurança da companhia aérea, chegar e obrigá-los a descarregar as mercadorias para verificar se não introduzem cocaína nelas. Por barco é mais lento mas mais eficaz. Aqui existem vários métodos. Um desses métodos é fazê-lo de surpresa, ou seja, um contentor da empresa é aberto e premiado. É carregado com malas de 20 a 25 kg e normalmente são de 300 a 500 kg no máximo. mais do que tudo porque se só se conseguiu a partida então no porto de chegada tem que se ter o contacto para saber se esse contentor vai à inspeção, são 3 cores laranja, verde e vermelho, outro fator também joga aqui, há demasiados contentores a chegar no mesmo navio e é totalmente impossível inspeccioná-los a todos, por isso esta é a modalidade mais utilizada a nível marítimo para além de todas as muitas outras que existem. Mas mesmo assim, temos de ter em conta que algumas gruas conseguem detetar o excesso de peso do contentor, o que chama a atenção. É mais fácil detetar a partir de 500 do que a partir de 300. Por exemplo, são precisos 300 para preparar o camião para entrar e retirar as malas e sair do porto.
Por outro lado, corre o boato de que os contentores totalmente pagos são carregados e descarregados normalmente como qualquer outro, mas aqui já estamos a falar de quantidades de 1 a 10 toneladas. A verdade é que eu não sei se isso existe ou não, mas certamente pagando às pessoas certas, muito certas. Essas linhas existem de facto.
É por isso que prefiro a distribuição já no destino a um bom preço grossista (se alguém tiver stock em Espanha, estaria interessado). Em conclusão, é sempre melhor enviar por via marítima para grandes quantidades, uma vez que é impossível lidar com grandes quantidades por avião. Este é um tema muito extenso e que pode ser abordado com muita profundidade. Espero que gostem da minha informação, saudações a todos