Ia publicar isto noutro tópico, mas parece encaixar bem aqui... talvez valha a pena ou ajude a elaborar. Deixei uma pequena reflexão no final.
Dependendo da definição exacta da "lei análoga"... é verdade que apenas as substâncias das listas I e II são abrangidas por esta legislação?
Ou significa, antes, que qualquer análogo, independentemente da origem, passa a estar abrangido pela tabela I ou II. Por exemplo, os análogos da cetamina devem ser processados como a cetamina, ou seja, como substâncias da lista III. No entanto, vejo que a metoxetamina está incluída na lista I desde 6/6/22. A diretriz é: elevado potencial de abuso e dependência, nenhuma utilização médica aceite. É interessante ver todos os anúncios de "terapia assistida por cetamina" durante a pesquisa. Não me tinha apercebido que era uma coisa tão popular (e aceite). No entanto, o análogo saltou uma etapa e não pode ser utilizado para fins terapêuticos. Adoro o facto de a maior parte da família dos benzos ser também de categoria IV. "Baixo (er) potencial de dependência" ... Sim, bem visto...
Gostaria de pensar que isso NÃO é verdade. No entanto, todos os sinais parecem apontar para o sim. Penso que há alguma margem de manobra no que diz respeito a tudo em geral, afinal de contas, estive mais de 2 anos na prisão por ter vendido uma espécie de catinona ou análogo de mda a um narcótico há cerca de 10 anos. Felizmente, seja qual for a substância com que fui apanhado, a "etilona" é uma substância da lista I. Mas não se esqueça que isto é a nível federal. É aqui que se situa a zona cinzenta. Fui acusado a nível estatal, onde me declarei culpado de tráfico de uma "substância de classe C". O que fez com que fosse considerado "tráfico" foi a quantidade envolvida. Não consigo encontrar as directrizes, mas creio que tem de ser mais de 20 gramas ou algo do género no meu estado, para ser considerado tráfico de classe C.
https://www.justcriminallaw.com/drug-charges/2018/05/23/differences-state-federal-drug-crimes/
Não é o meu estado, mas eles explicam um pouco aqui. Ainda bem que não me misturei com os federais porque, para eles, a minha etilona podia muito bem ser fentanil.
Tal como eu, se fosse esse o caso, estaria a viver uma situação completamente diferente.
No entanto, penso que isto deve ser motivo de reflexão para a maioria de nós, pelo menos nos EUA. Se formos apanhados a brincar com o correio, adivinhem? Pena de prisão. Fazer coisas para lá das fronteiras estatais? Pena de prisão. Alguns de nós, dependendo do que estamos a fazer, talvez queiramos reconsiderar as nossas acções e reavaliar o plano de jogo. É por isso que o stealth e o opsec são tão importantes. Se tudo correr bem, um pacote pode acabar por lhe custar o resto da sua liberdade nesta vida. Ou mesmo algo tão estúpido como falhar a saída na autoestrada e acabar por ultrapassar as fronteiras estaduais por acidente. Digamos que vivia na zona dos três estados (NY/NJ/CT), por exemplo (é realmente muito fácil ir parar a outro estado sem tentar nessa zona, de qualquer forma...). Estava a caminho de deixar uma encomenda e um miúdo bateu-lhe, e agora? Tinha dois quilos de um produto químico de investigação na bagageira e foi abalroado por trás, e agora o produto... parece sal-gema, ou metanfetaminas, está por todo o lado, na rua, na bagageira, etc. Testemunhas por todo o lado, não se pode fugir, não se pode esconder nada, não se pode fazer nada. O que poderia ter sido uma pena máxima de 3 anos a nível estatal, transformou-se agora num mínimo obrigatório de 15 anos a nível federal, onde as penas são contadas em meses. 15 anos... ou 180 meses... Esta é, obviamente, uma situação hipotética, mas este tipo de merda acontece mais do que pensamos. Lembrem-se, temos de estar sempre completamente certos. "O Homem" só precisa de estar meio certo e ter um pouco de sorte, ou ser sujo e manipulador, uma única vez.