Destilação a vapor

blackburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
48
Hi.

Qual o melhor equipamento a utilizar para destilar a vapor, digamos 10L de óleo sujo?

bblanco

Don't buy from me
Resident
Reaction score
45
Um banho-maria improvisado ...

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Reaction score
508
Deals
5
Um reator e um banho de aquecimento ou pouco de cada vez em RBF. No entanto, é melhor fazê-lo em processo descontínuo, uma vez que num RBF é necessário esperar que arrefeça, adicionar mais, aumentar novamente e assim por diante, muito tempo morto.

blackburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
48
Sim, estava a pensar em fazê-lo também num reator. O que acha de utilizar um gerador de vapor como este, talvez para produzir muito vapor? O seu débito é de 3L /70min.

Attachments

• cI09AzbLCH.jpg
    cI09AzbLCH.jpg
    140.4 KB · Views: 190

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Reaction score
508
Deals
5
Se quiser usar vapor externo, tudo bem, mas precisa de aquecer também o balão principal, isso é o mais importante

blackburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
48
sim, é essa a minha ideia, reator de vidro de camada dupla com óleo de transferência de aquecimento, a cerca de 130-150c devido ao grande volume de óleo, uma fonte de vapor extra deve acelerar o processo?

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Reaction score
508
Deals
5
Deve ser suficiente sem vapor extra, cerca do dobro da quantidade de NaOH 15-20% em água destilada como base e reator cheio até metade da capacidade total e agitação adequada.

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
297
O vapor externo é preferível, mas o removedor de papel de parede descrito não é adequado, pois produz vapor húmido. Procure um gerador de vapor que produza um mínimo de 110°C e 2,5 bar de vapor. O recipiente onde se encontram as guloseimas deve ser aquecido e isolado a toda a volta, em especial na parte superior, até ao local onde se encontra a curva para o condensador. Isto é para evitar a condensação de vapor no recipiente/condutas.

Um fator importante é desconhecido ou subestimado: Quanto mais largo for este caminho, mais rápida é a destilação. Na prática, diz-se que se pretende uma abertura larga no recipiente, por exemplo, 8 cm de diâmetro mínimo. A tubagem ligada deve ter o mesmo diâmetro e não deve haver constrições até à área de condensação real. O "caminho livre médio" também diz que não deve haver curvas acentuadas que actuariam da mesma forma que uma constrição factual do diâmetro, ou seja, quanto mais larga for a curva em direção ao condensador, melhor. O pior seria um tubo vertical com um tubo para baixo ligado diretamente num ângulo agudo. Isso é uma porcaria. O ideal seria um recipiente em forma de retorta com a retorta a ser feita num ângulo amplo de fluido. Tal como acontece frequentemente com os alambiques de whisky escoceses tradicionais.

A configuração correcta acelera mais o processo do que o aquecimento ou a pressão, sem que seja necessário aplicar mais calor, o que, obviamente, é bom para o produto (menos stress).

blackburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
48
Olá.

O que é que se pode fazer? Enviar-me um link com um gerador de Stean que funcione, pois encontro muitos diferentes mas não sei bem,

o reator tem 50L e é aquecido e isolado a toda a volta, com camisa dupla, não no topo mas é possível isolar um pouco o calor no topo.

o condensador é quase vertical mas, se usar um vaporizador com uma barra mais alta, talvez ajude a esticar o condensador?

Attachments

• Y1l8UaG3wh.jpg
    Y1l8UaG3wh.jpg
    125.1 KB · Views: 153