Question Purificar ácido sulfúrico

bordello

Don't buy from me
Resident
Reaction score
8
Quero purificar o meu ácido sulfúrico a 50%. Quero reduzir a água. O que devo fazer, simplesmente ferver a 90-100 graus Celsius?

WillD

Expert
Reaction score
1,108
Para que é que precisa de ácido?

bordello

Don't buy from me
Resident
Reaction score
8
Ácido sulfúrico para produzir óleo em forma de anfetamina. Não por razões prejudiciais

FENTAMAS

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
77
Deite o ácido H2SO4 a 50% no copo grande de borossilicato (não mais de metade), envolva-o com folha de alumínio e aqueça-o numa placa eléctrica até que o volume se reduza a metade do tamanho inicial ou que se vejam fumos brancos. Obtém-se cerca de 75-80%. A temperatura da mistura será superior a 200 *C
Se quiser 98%, deve aquecer o ácido a 80% num balão de fundo redondo a 350-400 C (temperatura exterior) para destilar toda a água. Utilizar um condensador a ar ou apenas um tubo longo. Não utilizar arrefecimento a água. Não utilizar vácuo.

HHH

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
8
Utilize também a agitação para evitar bolhas que salpicam para todo o lado

FENTAMAS

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
77
Nem todas as barras de agitação magnética sobrevivem a condições tão duras, a maioria das baratas desmagnetizar-se-á a temperaturas tão baixas como 180*C. Também nem toda a gente tem placas de aquecimento magnéticas tão potentes que sejam capazes de atingir mais de 500*C, caso contrário nunca atingirá uma temperatura interior próxima dos 300*C.
Esqueci-me de mencionar apenas as aparas de cozedura de algumas cerâmicas brancas trituradas que utilizei na segunda fase.
Para a primeira fase não é de todo necessário, além disso a ebulição será apenas na primeira hora ou menos, depois haverá apenas evaporação. (o meu equipamento foi um copo de 3L e uma placa de aquecimento barata de 1,5kW com relé térmico)

• Like
Reactions: HHH