Question Como montar um gerador de gás HCI

MrCook

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Tenho tido alguns problemas com um gerador de gás, tentei pesquisar no Google mas não encontrei nada que fosse útil, por isso peço a vossa ajuda para montar um gerador de gás HCI.

T0lek511

Don't buy from me
Resident
Reaction score
87
Deals
1
A queda de ácido sulfúrico sobre cloreto de sódio produzirá gás HCl

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Solutions
4
Reaction score
1,309
Deals
1
2 jarros 2 tampas 2 mangueiras. 2 orifícios numa tampa, 1 orifício na outra. 2 mangueiras montadas a pouca profundidade na tampa de 2 furos. Mangueira no fundo da tampa de furo único. Sal no frasco com tampa de 2 furos. H²SO⁴ no frasco com tampa de um furo. A extremidade da mangueira que está solta vai para a mistura de reação. Aperta o frasco de ácido sulfúrico, o ácido passa através da mangueira para o sal. O gás Hcl é libertado e sai pelo outro tubo para a mistura de reação. Quando deixar de deitar fumo, esprema mais ácido para o sal

arcticwindow

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Dado que o H2SO4 já não está disponível desde a proibição da UE, não é um método muito comum... Colocar HCl conc (>30%) em CaCl2 e aplicar calor. Isto irá gerar HCl. 1 kg de HCl a 30% + 1 kg de CaCl2 anidro granular produzirá cerca de 150 g de gás HCl. Os rendimentos não são tão bons como os do H2SO4 (~40% vs 80%), mas o CaCl2 é fácil de obter e, ao contrário do H2SO4, pode ser facilmente regenerado após o processo. Basta colocá-lo no fogão a 200 °C durante algumas horas e fica pronto para a próxima utilização. Por isso, compra 50 kg de CaCl2 uma vez e nunca mais o voltes a comprar... depois só tens de comprar HCl barato na loja de ferragens.

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Solutions
4
Reaction score
1,309
Deals
1
Já há algum tempo que não escrevo isto aqui. Há um pequeno problema, que é o facto de não estar a secar o gás, pelo que vai colocar um pouco de água no seu RM. Atualmente, monto o meu kit de vidraria para o fazer e a última peça é um coletor de frio com ácido sulfúrico que seca o gás. O ácido sulfúrico está facilmente disponível nos Estados Unidos, mas na UE também está facilmente disponível em baterias de automóveis antigas. Terá de o limpar um pouco, mas, por vezes, só precisamos do que precisamos, pelo que temos de pensar fora da caixa.
.

arcticwindow

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Foi por isso que apresentei uma alternativa melhor para a UE. Certamente que ter de ir buscar o dobro da quantidade de HCl (que, de qualquer modo, está disponível em lojas de ferragens a baixo preço) é melhor do que ordenhar algumas baterias de automóveis velhas. Para além disso, as baterias de automóveis NOVAS têm cerca de 40% de conc H2SO4, nas baterias de automóveis antigas este valor será ainda mais baixo. Por isso, não só a produção e recuperação destas baterias de automóveis será muito trabalhosa, como ainda se tornará muito pior quando se aperceber que também terá de processar este H2SO4 para o obter com um elevado grau de pureza. A destilação fraccionada só o levará até certo ponto antes de o ácido sulfúrico se tornar azeotrópico com a água residual... cerca de 70% sem esforços suplementares. Mas para o gerador de HCl, isto não é suficientemente concentrado.

Por isso, a menos que ainda tenha acesso a H2SO4 livremente na Europa, um gerador de HCl/CaCl2 é definitivamente a melhor opção deste lado do lago.