Laboratório doméstico: Campânula de exaustão faça-você-mesmo

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
46
Points
18
Neste tópico vou documentar a minha construção de uma capela de exaustão de pobre. Pode ainda não parecer, mas esta caixa de cartão tornar-se-á uma hotte funcional dentro de poucos dias.
 

Attachments

  • iHUYZW8zMT.jpg
    iHUYZW8zMT.jpg
    1.5 MB · Views: 25

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
46
Points
18
Para a extração da 1ª fase vamos precisar de:
  • uma fronha de almofada para procurar película de plástico transparente
  • tubo de papel do melhor whisky escocês
  • ventoinha de 12V 80x80 mm
  • adaptador de corrente de 12V
  • pistola de cola
  • fita adesiva larga (50 mm)
  • fita métrica
  • faca de cozinha
 

Attachments

  • JcVQbEyDrM.jpg
    JcVQbEyDrM.jpg
    1.9 MB · Views: 27

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
46
Points
18
Está na altura de avançar com a construção:
  1. Corte uma grande janela na caixa através da qual irá realizar as tarefas dentro da hotte acabada. Não é necessário que a janela chegue até ao fundo.
  2. Corte um orifício para o escape no lado oposto, situado mais perto do topo, para que os fumos ascendentes possam ser extraídos.
  3. Corte uma folha de plástico transparente (tem de ter alguma espessura, a película aderente não é suficiente) para cobrir completamente a janela de trabalho de lado a lado, mas deixando a parte inferior 10-15 cm descoberta, e utilize fita adesiva para a fixar à hotte em três lados (não na parte inferior).
O exaustor precisa de mais algum trabalho e será mostrado no post final.
 

Attachments

  • mOhjBPFoZp.jpg
    mOhjBPFoZp.jpg
    1.3 MB · Views: 16
  • u8Jbar2B6q.jpg
    u8Jbar2B6q.jpg
    311.4 KB · Views: 15

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
46
Points
18
Entretanto, também construí esta engenhoca como uma missão secundária antes de terminar o escape primário. O tubo de papel foi cortado transversalmente a cerca de 12 cm de profundidade a partir de uma das extremidades. Os segmentos resultantes foram dobrados para se adaptarem a uma ventoinha de computador de 12V e o tubo tornou-se essencialmente um conversor de secção transversal redonda para quadrada. A ventoinha foi colada a quente no sítio e os espaços vazios foram selados com fita adesiva. É muito feio, mas até funciona, mas a ventoinha é demasiado fraca e não fornece o fluxo de ar esperado. É pouco provável que o utilize como exaustor, mas servirá para extrair os fumos quando estiver a soldar alguns componentes electrónicos, por exemplo.
 

Attachments

  • nbWCIJXwhk.jpg
    nbWCIJXwhk.jpg
    839.3 KB · Views: 12

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,417
Solutions
4
Reaction score
968
Points
113
Deals
1
Estou a pensar que não vai conseguir atingir a velocidade do ar recomendada de 100 pés/minuto - precisaria, obviamente, de 100 cfm para atingir 100 fpm numa abertura de 1'x1'. Pensei apenas em dizer que, quando estiver a ver as montras e a sonhar com hottes de extração de fumos, é para isso que está a tentar apontar. Menos e uma reação energética excederá as capacidades da hotte. Isto é apenas o que me foi transmitido na cabeça. Não acredite na minha palavra🫨
 

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
46
Points
18
Nesta construção, vou usar uma ventoinha que move 1730 cfm, o que deve ser suficiente, mesmo tendo em conta as perdas. Publicarei o resultado dentro de alguns dias.
 

Dr. MMX

Professional
Manufacturer Seller
Language
🇺🇸
Joined
Nov 28, 2023
Messages
190
Reaction score
75
Points
28
Deals
9
Disse-vos que a solução mais barata é 50 euros (sim, agora são 60 ou assim) 500 m3h 150mm fi PP made vent.
tem outra vantagem: são dois coelhos de uma cajadada só, pode multiplicá-los por 2 ou 3 peças, para ter um escape em muitos sítios e depois ligá-los a um separador de 3 tubos (não sei o nome) e este pode ser aspirado por um ventilador de pressão que coloca o ar no filtro (não há perdas em nenhum ventilador)
 

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
46
Points
18
Chegarei a esse ponto mais tarde. Até lá, vou terminar esta construção improvisada utilizando coisas que já tenho e aprender com a experiência o que realmente preciso de obter e melhorar.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,417
Solutions
4
Reaction score
968
Points
113
Deals
1
Isto. Isto é exatamente o oposto de uma hotte de fumos. É uma cabina de fluxo laminar. Sopra o ar para fora do filtro HEPA de 24x24x11,5 certificado pela Neuclear. Por baixo da caixa superior está... um ventilador de gaiola de esquilo de um forno. Um exaustor protege-o dos produtos químicos, mas este protege as coisas dos cogumelos, mas as plantas são muitas vezes clonadas em frente de um e os farmacêuticos e microbiologistas usam-nos. A eficiência de 99,997% do filtro sopra o ar a uma velocidade muito superior à laminar, para deslocar o ar atmosférico que pode estar contaminado com bolores ou esporos bacterianos. Este aparelho serviu-me bem durante 10 anos, com praticamente 100% de sucesso. Ao fim de 10 anos, vendi-o pelos 200 dólares pelos quais o construí. Laminar é apenas uma frase apelativa, fluxo laminar no ar atmosférico é um conto de fadas. Para além disso, o fluxo laminar não é uma coisa, é uma medida e a unidade de medida chama-se número de Reynolds.
KBI4526Zra
 

Dr. MMX

Professional
Manufacturer Seller
Language
🇺🇸
Joined
Nov 28, 2023
Messages
190
Reaction score
75
Points
28
Deals
9
qual a frequência de substituição dos filtros?
suponho que basta ter um armário no interior e empurrar o ar para fora, certo?
 

fosties

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 18, 2024
Messages
41
Reaction score
11
Points
8
Penso que uma melhor opção, em vez de usar uma caixa de cartão e alguma cola quente, seria uma pequena caixa de cultivo com um akf + ventilação extremamente grande. E sugiro que o ar da saída seja soprado para fora da janela.
Se estiver a trabalhar na tenda, é claro que vai precisar do equipamento de proteção normal (máscara com filtro A2B2E2K2-HG-P3 !!).

Mas em vez de comprar um exaustor a sério, esta seria a opção que eu utilizaria.
 
Top