A centanafadina como possível euforético

Metribolone

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 14, 2023
Messages
38
Reaction score
21
Points
8
A centanafadina é um "novo" medicamento atualmente em ensaios clínicos de fase 3 para o tratamento do TDAH, sob a forma de um comprimido de libertação prolongada a tomar 2 vezes por dia. Trata-se de um inibidor triplo da recaptação de norepinefrina, dopamina e serotonina, por esta ordem. Pode encontrar mais informações com o número de patente WO2013019271A1, que detalha a sua síntese, os valores de recaptação e outras informações relacionadas com a sua farmacologia. Foi introduzido pela empresa farmacêutica Otsuka como um medicamento que teria benefícios estimulantes, actuando rapidamente (ao contrário da atomoxetina, que leva algumas semanas para que o benefício total surta efeito), ao mesmo tempo que aumenta a tolerabilidade semelhante aos não estimulantes.

De acordo com a investigação, a substância tem um baixo potencial de abuso ao testar a locomoção espontânea de ratos, mas também atenuou a locomoção de forma semelhante ao metilfenidato quando testada no modelo de ratazana para o TDAH. Também aumentou significativamente as concentrações de monoaminas, tanto por via oral como parentérica (na forma de libertação imediata), atingindo o pico de concentração em cerca de 40 minutos e os níveis foram mantidos durante 3-4 horas antes de diminuírem.

Nos ensaios actuais em seres humanos, os efeitos secundários são semelhantes aos dos estimulantes e antidepressivos, incluindo supressão do apetite, boca seca, náuseas, dores abdominais, fadiga e sonolência, erupção cutânea, dores de cabeça e diarreia quando utilizada por via oral na forma de libertação sustentada, num total de 200 ou 400 miligramas por dia. As doses mais elevadas tiveram uma tolerabilidade semelhante à das doses baixas.

Tendo em conta esta informação, acham que poderia ter efeitos eufóricos sem efeitos estimulantes significativos quando tomada em formas de "libertação imediata", como cheirar o pó, injectá-lo ou tomá-lo por via oral. Achas que isto teria efeitos estimulantes ligeiros ou nenhuns? Ou achas que seria semelhante a cheirar um antidepressivo, não tendo quase nenhum valor recreativo, apesar de ainda produzir efeitos?

No geral, parece ser um composto muito interessante.
 

Metribolone

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 14, 2023
Messages
38
Reaction score
21
Points
8
Presumo que teria efeitos semelhantes aos do metilfenidato, mas possivelmente mais eufóricos ou agradáveis devido à inibição da recaptação da serotonina. Penso que a inibição da recaptação da serotonina é também a razão pela qual pode ser mais sedativo ou produzir menos locomoção espontânea em ratos do que os estimulantes tradicionais. Além disso, uma vez que actua rapidamente, sendo doseado como libertação sustentada pela empresa, e outras patentes que abrangem outras formulações, incluindo uma combinação de pérolas de libertação imediata e retardada, apontam para que tenha um valor estimulante ou possivelmente recreativo que não está a ser destacado (ou poderia ser apontado, mas há tantas patentes e estudos para ler que posso não ter visto).

Há antidepressivos que se apresentam sob a forma de libertação prolongada ou sustentada devido à sua semi-vida, como a desvenlafaxina e a bupropiona, para proporcionar concentrações sanguíneas estáveis, e que não teriam qualquer valor recreativo. (A preferência significativa da bupropiona pela recaptação de ne em detrimento da dopamina reduz o seu valor recreativo)

Isto também me leva a pensar, uma vez que existe um outro inibidor triplo da recaptação com um valor mais equilibrado entre os seus alvos, chamado ansofaxina (toludesvenlafaxina), se este poderá ter valor recreativo. Ambos os compostos que mencionei têm uma inibição significativa da recaptação da dopamina, ao contrário de outros antidepressivos, o que me faz pensar no seu valor recreativo.
 
Top